Mensagem do Chefe de Campo

Caros Escuteiros e Dirigentes:

Decerto já várias vezes fizestes Caminhadas em que o objetivo é chegar ao topo de uma Montanha. Pois é precisamente sobre este tipo de atividade que gostava de começar esta minha mensagem.

Quando saímos em caminhada com esse objetivo, podemos ter várias atitudes:

  • Uma em que temos tanta vontade de chegar ao topo, que a nossa marcha rápida não dá para reparar na beleza do percurso, ver quem vai ao nosso lado e como vão os nossos companheiros de jornada. Fazemos o caminho de forma rápida, conseguimos chegar ao topo mas não fizemos o caminho, não soubemos viver o momento!
  • Outra, em que ficamos maravilhados com a beleza do caminho e esquecemos que o nosso maior objetivo que é chegar ao topo. Ficamos parados a saborear o momento!
  • Podemos ainda, às primeiras contrariedades (que neste tipo de caminhada são várias e de grau de dificuldade diferente) desistir, e até facilmente encontramos justificações para esta nossa atitude!

Sábios são os que, definido o objetivo a alcançar, vão mantendo o passo, e dia a dia fazem o seu caminho aproveitando as belezas do caminho: sejam as paisagens magníficas, as flores, a água fresca, o sabor da amizade na partilha da subida que se faz junto. Aqueles que nas dificuldades, nas quedas, nos caminhos errados sabem voltar ao caminho certo. Aqueles que apesar de momentos menos bons sabem rir e assobiar e, ainda que com passo mais vagaroso e pesado, vão seguindo, vivendo a plenitude do momento mas sem esquecer o objetivo, sem desistir do que realmente pretendem alcançar.

O desafio deste ACAREG, é que o objetivo não seja apenas participar na atividade, mas que, em conjunto com o teu bando/patrulha/equipa/tribo com a tua Alcateia/Expedição/ Comunidade/Clã com a tua Paróquia com a tua Diocese/Região, faças um caminho até ao Acampamento.

Por isso, lançamos-te um jogo para que EM PISTA COM B-P, faças esta caminhada, e que vivas um ano de grandes e divertidas atividades e que aprendas muita coisa!
Fazemos esta pista com B-P, com os ensinamentos e exemplos dele.
Fazemos uma pista em Busca da Felicidade. E Sabemos que, para nós, a felicidade é algo mais que alegria… É uma FELICIDADE que não acaba nunca!

Esta atividade é um dos trajetos da nossa grande caminhada: subir a Montanha da Nossa vida, em que mais uma vez o objetivo é chegar ao TOPO. E neste caminho da vida temos de o fazer seguindo pistas d’Aquele que é o Objetivo e o Caminho, e que que nos deixou muitas pistas.

Penso que a pista mais forte que ELE nos deixou foi:

“Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida” Por isso, inicia esta pista e segue o caminho em direção ao Acampamento, lá vamos viver fantásticas atividades que, certamente vais recordar para sempre.

A todos um forte canhota e boa caça.
Paulo Peres
Chefe de Campo